Saiba como deixar a churrasqueira com aquele ar de produto novinho – Grupo Fibromax

Saiba como deixar a churrasqueira com aquele ar de produto novinho

Saiba como deixar a churrasqueira com aquele ar de produto novinho

Na hora de fazer aquele churrasquinho no fim de semana, a última coisa que o dono da casa pensa é no trabalho de limpar tudo depois. Para ajudar na manutenção da churrasqueira, Irene Cristina Loureiro, da Benfatto Organiza, ensina como limpar direitinho o modelo que é movido a carvão.

Depois de retirar as cinzas e jogá-las fora, faça uma solução com água morna e um pouco de detergente e deixe de molho. Em seguida, escolha uma escova de cerdas bem duras e uma esponja de aço ou esponja grill. O próximo passo é pôr uma colher de sobremesa de detergente na esponja úmida, para lavar as grelhas adequadamente. Depois, recomenda-se passar um pouco de óleo nelas,a fim de lubrificá-las.

— Primeiro, retire as grelhas e esfregue-as bastante, para retirar restos de carne e gordura. Depois, lave-as com água, sabão e palha de aço. Se a grelha for de ferro, passe óleo sobre toda a sua superfície, para que não enferruje — explica Irene, que dá outras dicas sobre manutenção em seu blog, em www.comoorganizar.com.br.

Tire suas dúvidas

Produtos – No caso da churrasqueira a gás, que tipo de material deve ser usado na limpeza? Recomenda-se usar uma esponja macia para limpar as grelhas e panos para secá-las. Você também precisará de um balde com três partes de água para duas de vinagre, uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e uma colher (de sopa) de vinagre em num litro de água morna, para limpar a churrasqueira por fora.

Gordura – Como limpar sem deixar nenhum vestígio de gordura? Com a churrasqueira ainda quente, remova os resíduos que ficaram na grelha com uma esponja. Retire o vasilhame para a gordura, embaixo da churrasqueira, e lave-o bem. Depois de fria, coloque-a de molho numa solução de água e vinagre. A sujeira vai se desprender, se você passar uma esponja macia com detergente. Depois, basta aplicar uma solução de bicarbonato e vinagre nas partes externas da churrasqueira, usando uma escova. Por último, passe um pano molhado e deixe-a secar.

Inox – O procedimento é o mesmo para limpar churrasqueiras de inox, ou muda alguma coisa? Quais são as recomendações, neste caso? O indicado, neste caso, é usar o bicarbonato. Enquanto a churrasqueira fica de molho, coloque as grelhas e os espetos de molho na mesma solução. Depois que a sujeira amolecer, jogue fora o líquido e limpe com uma esponja macia, enxágue e deixe secar ao ar livre. Pode fazer o mesmo procedimento com os espetos e as grelhas.

Alvenaria – E no caso da de alvenaria? Não é preciso lavar a churrasqueira, apenas recolha todas as cinzas e limpe com uma escovinha seca para tirar todos os restos de carne.

Perguntas respondidas por Irene Cristina Loureiro, personal organizer responsável pela Benfatto Organiza (www.benfatto-organiza.com.br), empresa de consultoria em organização.

Julio Diogenes